CEFETRAVEL in SAMPA: Proposta de Atividade Curricular para os alunos de Tecnologia em Gestão de Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica...

Autor:
Fernão Loureiro Tanaka
Tipo de trabalho: TCC
Orientador: Fátima Beatriz Delphino
Data da defesa: 26/06/2007
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo propor um projeto de trabalho, que vislumbre a prática profissional, para os alunos de Tecnologia em Gestão de Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Identificou-se a possibilidade de produção de algo inovador para o curso e que motivasse os alunos, e para isto, buscamos nesta pesquisa o embasamento nas leis nacionais que regem a educação de nível superior tecnológico brasileira. Encontramos o devido respaldo quando estas pregam a contextualização do aprendizado, de forma que permita ao futuro graduado que construa elos entre o saber teórico e o saber prático, a chamada teoria aplicada. Como objetivos específicos, o aumento de prestígio do CEFET-SP, que com a adoção de projetos inovadores e bem fundamentados, tende a se tornar centro de referência para o ensino superior tecnológico de qualidade, com a divulgação do Ensino, da Pesquisa e da Tecnologia; adotamos ainda um objetivo específico do curso de Turismo , que é o auxílio à formação de profissionais de gestão e operação de serviços turísticos, por meio da união do conhecimento teórico à prática das empresas de turismo; a colaboração com a introdução da pesquisa e extensão no curso como atividade acadêmica; o estabelecimento de parcerias e contatos do CEFET-SP com outras instituições de ensino do Brasil e do exterior; e por fim, o acréscimo de uma atividade motivadora e interessante para os alunos. A proposta apresenta o CEFETRAVEL in SAMPA, um projeto eficiente que consolide um curso que vem atendendo às expectativas de muitos, como alunos, professores, direção do CEFET-SP e o mercado de trabalho, este último que conta com a competência e potencial de crescimento que o nome da Instituição confere a quem nela se formou.

Clique aqui para acessar o arquivo