Turismo de Compras em São Paulo: uma análise da "Feirinha da Madrugada" no Bairro do Brás

Autor: Thiago Henrique Ferreira
Tipo de trabalho: TCC
Orientador: Bruna de Castro Mendes
Data da defesa: dez/2009
Resumo: O presente trabalho concentra-se em estudar viagens realizadas com objetivos de compras. Para tal finalidade definiu-se Turismo de Compras como uma segmentação em potencial na experiência turística. Para evidenciar o potencial do Turismo de Compras e mensurar sua relevância econômica e social, o artigo aborda a Feirinha da Madrugada no bairro do Brás na cidade de São Paulo - SP, um mega pólo de compras que atrai turistas de todo Brasil. Seu estudo tem objetivo de diagnosticar a situação de sua infra-estrutura, caracterizar seu público-alvo e identificar necessidades e prioridades para o seu desenvolvimento nos aspectos comerciais, sociais e espaciais. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa constituída por simulação de compra, questionário destinado aos freqüentadores da Feirinha da Madrugada e entrevista com os administradores responsáveis pelo empreendimento. A pesquisa foi exposta a uma análise crítica em que se compreendem os resultados obtidos e propõem-se melhorias adequadas a realidade deste comércio.

Clique aqui para acessar o arquivo