Autor: Renata Covos Figuereido
Tipo de trabalho: TCC
Orientador: José Guilherme de Almeida
Data da defesa: 2007
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma avaliação do curso superior de Tecnologia em Turismo e Hospitalidade oferecido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET/SP), com base em informações de seus egressos. Este enfoque visou assimilar os aspectos positivos e negativos vivenciados pelos discentes durante a formação acadêmica e suas repercussões na colocação desses graduados no mercado de trabalho. Dentre os 138 (cento e trinta e oito) egressos que se formaram no curso de Turismo do CEFET/SP no período de dezembro de 2003 a dezembro de 2006, 74 (setenta e quatro) colaboraram com o trabalho respondendo o formulário de pesquisa. Destes a maioria trabalha na área formada, grande número em agências de viagem e estão insatisfeitos com a remuneração recebida. Os estudantes apontaram a multidisciplinaridade do curso realizado como principal ponto positivo e criticaram a falta de infra-estrutura da instituição para a realização de aulas práticas como principal ponto negativo do curso. Através das análises dos dados concluiu-se que o curso realizado atende parcialmente as expectativas dos egressos e as necessidades do mercado.
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Tipo de trabalho: TCC
Orientador: José Guilherme de Almeida
Data da defesa: 2007
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma avaliação do curso superior de Tecnologia em Turismo e Hospitalidade oferecido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET/SP), com base em informações de seus egressos. Este enfoque visou assimilar os aspectos positivos e negativos vivenciados pelos discentes durante a formação acadêmica e suas repercussões na colocação desses graduados no mercado de trabalho. Dentre os 138 (cento e trinta e oito) egressos que se formaram no curso de Turismo do CEFET/SP no período de dezembro de 2003 a dezembro de 2006, 74 (setenta e quatro) colaboraram com o trabalho respondendo o formulário de pesquisa. Destes a maioria trabalha na área formada, grande número em agências de viagem e estão insatisfeitos com a remuneração recebida. Os estudantes apontaram a multidisciplinaridade do curso realizado como principal ponto positivo e criticaram a falta de infra-estrutura da instituição para a realização de aulas práticas como principal ponto negativo do curso. Através das análises dos dados concluiu-se que o curso realizado atende parcialmente as expectativas dos egressos e as necessidades do mercado.
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