A utilização do cinema como estratégia de fomento à visitação: o caso da cidade do Rio Janeiro

Autor: Mayara Mendes dos Santos Silva
Tipo de trabalho: TCC acadêmico
Orientador: Rafaela Camara Malerba
Data da defesa: 2 sem / 2013
Resumo: O presente artigo busca analisar a utilização do cinema como estratégia para incrementar o turismo na cidade do Rio de Janeiro. Especificamente, este projeto tem como objetivos: discutir a influência do cinema na imagem de destinações; apresentar o conceito “turismo cinematográfico”; compreender a contribuição de produções cinematográficas para a constituição do Rio de Janeiro como destino turístico; verificar a contribuição da Rio Film Commission e da Rio Filme para o fomento turístico na cidade do Rio de Janeiro. O estudo é feito através de análise bibliográfica-documental e de entrevista junto ao Diretor Comercial da RioFilme, órgão público da Prefeitura do Rio de Janeiro, que fornece incentivo ao audiovisual carioca. Os resultados revelam que existe algum incentivo por parte da administração pública da cidade e que os filmes geram impacto no turismo da cidade a curto, médio e longo prazo.

Clique aqui para acessar o arquivo